20.4.09

Léxico: «anádroma»

Tudo grego



      «As lampreias são peixes anádromas, uma vez que se reproduzem em água doce, mas desenvolvem-se até à forma adulta no mar» («Novas barragens ameaçam sobrevivência da lampreia», Rui Pedro Antunes, Diário de Notícias, 15.03.2009, p. 50). Anádroma (do grego ἀνάδρομος, «anádromos», que significa «que se eleva a correr», como os salmões e as lampreias fazem) é o peixe que passa parte da vida no mar e sobe os rios para desovar em água doce. O artigo refere ainda que «as formas larvares de lampreia se designam por amocetas». Os dicionários, contudo, apenas registam a grafia «amocete», o que, tendo em conta o étimo grego, é mais correcto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto é questão para biólogo, mas a lampreia não é um ciclóstomo? Dantes um ciclóstomo não era um peixe!

Rute disse...

Em termos da biologia a designação "peixes" designa um grupo polifilético, ou seja, um grupo que engloba várias linhas evolutivas (por oposição a monofilético - apenas uma linha evolutiva). Apesar de em termos científicos ser uma designação pouco correcta, ainda assim, tanto porque está generalizado o seu uso, como porque não se encontrou alternativa satisfatória, é relativamente consensual a utilização do termo "peixes" para agrupar animais como tubarões, lampreias e peixes ósseos (os peixes "normais"), entre outros.

Anónimo disse...

Amocete é o tipo de estágio larval da lampréia. Ela (a larva) vive enterrado na areia dos rios onde nasceram por alguns anos, se alimentando de material em suspenção, antes de sofrerem metamorfose e se transformarem em adultos. Se forem anádromas voltam para o mar. Caso contrário, permanece no rio.