28.4.09

Léxico: «herpetofauna» e «herpetologia»

No reino animal

«Sapos e rãs, tritões, relas e salamandras. Até final do ano, no Fluviário de Mora, todos eles são embaixadores da herpetofauna nacional, representada, com fins pedagógicos, na exposição “Anfíbios de Portugal”. Comissariada por Paulo Sá e Sousa, biólogo e docente da Universidade de Évora, especialista em Herpetologia (ramo do saber que se dedica ao estudo de anfíbios e répteis), “Anfíbios de Portugal” apresenta uma selecção das principais espécies encontradas em território nacional, num alerta, também, para os riscos que pairam sobre a sua sobrevivência» («Fluviário de Mora apresenta ‘Anfíbios de Portugal’», Maria João Pinto, Diário de Notícias, 26.04.2009, p. 67). Já estamos habituados a termos técnicos semelhantes, como avifauna.

1 comentário:

Marlene disse...

boa tarde,

vi estas suas palavras no Blogtailors acerca do acordo ortográfico: «...o Presidente da República, Cavaco Silva, já promulgou o Acordo Ortográfico, ratificado no Parlamento a 16 de Maio deste ano. Agora só resta estudar as normas estabelecidas, evitando os erros das obras já publicadas sobre a matéria, e aplicá-las. Os revisores deverão ser os primeiros a saber o que muda.»
Uma vez que estou no mestrado de estudos editoriais da UA e a trabalhar na teses sobre normalização,revisão , etc... gostaria de receber a sua opiniao sobre o papel dos revisores em Portugal. Agradecia o seu contributo.
(esta foi a única forma de entrar em contacto o mais próximo consigo)
Marlene-dietrich@hotmail.com