18.5.09

A terminologia da economia

«Desinflação»?


      Luís Reis Ribeiro, num texto publicado no novo diário, i, cujo aparecimento saúdo, explica quatro conceitos da economia: deflação, desinflação, inflação e estagflação: «Deflação. Descida prolongada dos preços de todos os bens e serviços. É um risco grande para a economia: com os preços em queda, os consumidores adiam os gastos, o que cria mais dificuldades às empresas, mais desemprego e ainda menos consumo. Desinflação. É o que está a acontecer agora nas economias portuguesa e europeia — uma quebra nos preços de algumas classes de bens. Neste caso, dos combustíveis. Inflação. É o aumento contínuo do nível dos preços, que se reflecte directamente na diminuição do poder de compra dos cidadãos. Manter a inflação baixa é um dos principais objectivos económicos da maioria dos governos. Estagflação. Os economistas afastam o cenário de deflação e dizem que o risco maior é a estagflação, uma mistura de preços altos com crescimento económico baixo» («Petróleo só vai subir a sério no próximo ano», Luís Reis Ribeiro, i, 14.05.2009, p. 30).

Actualização em 22.08.2009

      E ainda temos a reflação, que é a estimulação da economia por intermédio da injecção de dinheiro e de créditos ou pela redução das taxas. É o oposto da desinflação.

2 comentários:

Paulo Araujo. disse...

Segundo o Houaiss, "desinflação" surgiu em 1958 e lá está como registro original na LP o Dicionário de Moraes, 10ª edição (1949-1958). Em Portugal a palavra pode ser estranha, mas no Brasil, que sofre com inflação desde que o mundo é mundo, pequenas e raras doses de desinflação são hoje muito festejadas; neste ano está ocorrendo.

Helder Guégués disse...

De facto, caro Paulo Araujo, desinflação não é termo muito usado entre nós. Pelo menos fora dos suplementos e dos jornais económicos. Ainda na sexta-feira, um jornal económico, o Jornal de Negócios, publicou um texto precisamente com o título «Desinflação ou competitividade» (p. 32), da autoria de Gonçalo Pascoal, que é apresentado aos leitores como chief economist do Millennium investment banking…