6.7.09

Uso da voz passiva

Por mim…

      Revelou Miguel Sousa Tavares na grande entrevista que deu ontem ao Diário de Notícias: «E quero esclarecer que eu nunca telefonei a um primeiro-ministro, sou sempre telefonado, ao contrário de alguns jornalistas» («“De vez em quando almoço com Sócrates”», Catarina Carvalho, Diário de Notícias, 5.07.2009, p. 3). Não apenas soa mal — está mal. Já aqui tinha abordado o uso moderno do verbo abusar na voz passiva. A mesma construção com o verbo telefonar também é incorrecta, pela mesma razão: o verbo é preposicionado. Podia dizê-lo de muitas outras formas, por exemplo: «E quero esclarecer que eu nunca telefonei a um primeiro-ministro, sou sempre eu o contactado, ao contrário de alguns jornalistas.» Ou: «E quero esclarecer que eu nunca telefonei a um primeiro-ministro, é sempre a mim que telefonam, ao contrário de alguns jornalistas.»