3.8.09

Grau dos adjectivos

Imagem: http://photos4.hi5.com/


Erradíssimo


      «Ainda a gravar o filme Uma Aventura na Casa Assombrada, de Carlos Coelho da Silva, as loiríssimas Margarida e Mariana Martinho já pensam nas férias de Verão» («Depois do filme, chega a hora dos mergulhos!», Vânia Custódio, 24 Horas, 31.07.2009, p. 24). Mas o sufixo -íssimo não se usa para formar (juntamente com outros sufixos, como -bilíssimo, -císsimo ou -níssimo, por exemplo) o superlativo absoluto sintético dos adjectivos? Acontece que, pelo menos aos meus olhos, as gémeas Margarida e Mariana Martinho não são tão loiras que se possam dizer loiríssimas. Ainda se fosse uma qualidade subjectiva (como em «Alberto João Jardim é espertíssimo»), não tinha, sem as conhecer, como contradizer. Que diria a jornalista de uma sueca com o cabelo de um louro quase branco? Albina? De cor indefinida? Mais precisão, se faz favor.

3 comentários:

Vânia Custódio disse...

Isto realmente começa a ser perseguição e não entendo porquê. Caso não saiba, os actores mudam constantemente de visual. Para este filme, as gémeas Martinho pintaram o cabelo num tom que, a meu ver, pode ser definido como escrevi. Caso também não saiba, essa foto não reflecte, de todo, o tom de cabelo que as meninas usam no filme. Senhor Helder Guégués, já lhe disse uma vez, volto a repetir, se tem algum problema comigo, procure-me e procuraremos resolvê-lo. Esta "perseguição" parece-me absurda e sem qualquer sentido. Espero não ter escrito nada que o faça agarrar nas enciclopédias para me dar mais uma lição de como se usa a língua portuguesa. E não me parece que os leitores da publicação onde trabalho se tenham sentido enganados, já que a foto usada retratava o que escrevi. Não me considero acima de ninguém, mas não suporto quem se acha assim. Lamento imenso esta sua fixação!

Helder Guégués disse...

Só deixarei de me sentir absolutamente livre de comentar tudo o que escreve quando deixar de escrever para a imprensa. Se se sente perseguida ou ofendida, recorra aos tribunais.

Vanita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.