14.9.09

Dupla negativa e revisão

Palavra-chave


      Pode ter falhas inconcebíveis (anteontem perguntava-me se grafo elemento-chave com hífen. Que sim, respondi-lhe, acrescentando que podia consultar o dicionário e procurar palavra-chave, talvez a única que os dicionários registam que pode servir de analogia), mas o revisor antibrasileiro é escrupuloso como nunca vi ninguém no que respeita a repetições de palavras e a faltas de concordância. Rever bem exige sempre olhar lá para a frente da frase e, ao mesmo tempo, não nos esquecermos do que ficou para trás. E chamou-me a atenção para a seguinte frase, revista por outro revisor: «Nem mesmo outros elementos que fazem parte do conselho directivo, conselho fiscal e assembleia geral não estão entre os alvos de Bettencourt que pretendia mesmo “acertar nalguns agitadores”.» «Nem de pão não nos fartamos», escreveu Gil Vicente no dealbar do século XVI. Para leitores de um desportivo, alguns semiletrados, pode ser demasiado.

2 comentários:

Paulo Araujo disse...

Prezado Guégués, o 'nunca vi ninguém' me parece uma dupla negativa, bem ao gosto dos brasileiros; quanto à analogia em apoio à grafia de elemento-chave, fui ao Houaiss e encontrei, ainda, gesto-chave, homem-chave, posto-chave e título-chave.
O exemplo em Gil Vicente é admirável e demonstra o quanto vale conhecer o português arcaico.

Helder Guégués disse...

Muito obrigado pelo seu contributo, caro Paulo Araujo. Em relação a palavra-chave ser a única que os dicionários registam, devo precisar que estava em pensar no dicionário que citei.