7.9.09

Léxico: «tram-train»

Decerto que sim

      «Os novos veículos tram-train do Metro do Porto vão estar em exposição nas estações da Trindade, da Senhora da Hora e da Póvoa de Varzim, com visitas guiadas a partir de hoje» («Tram-train expostos», Correio da Manhã, 6.09.2009, p. 27). São várias as publicações que usam o vocábulo. Na página da Internet da RTP, lê-se que o «Sistema de Mobilidade do Mondego prevê a circulação de um metro ligeiro de superfície do tipo “tram-train” — com capacidade para circular nos eixos ferroviários, urbanos, suburbanos e regionais — no Ramal da Lousã (Coimbra-Serpins), e na cidade de Coimbra». Pergunto-me é se não haverá um termo português para designar este tipo de transporte híbrido.

5 comentários:

purpurina disse...

sempre pensei que os nossos eléctricos fossem os trams de outros sítios. há diferença?

Paulo Araujo disse...

Tanto o termo light-rail quanto o tram-train são abrasileirados para VLT (veículo leve sobre trilhos), um pouco extenso mas facilmente inteligível. Infelizmente as tentativas de instalação no Brasil produziram apenas o sintagma que o classifica. Nem os bondes (carro elétrico em Portugal) existem mais.
De um sítio sobre ferrovias, extraí: "VLT - 'Veículo Leve Sobre Trilhos' - é o termo técnico moderno em português (LRT - “Light Rail Transport”, em inglês) designativo do que tradicionalmente chamamos bonde. Costuma-se, no entanto, designar com este termo também o pré-metrô de superfície, sendo que, para especificarmos universalmente o bonde - aquele que pode trafegar tanto em vias separadas quanto em ruas de trânsito geral, compartilhando o espaço com os veículos rodoviários - a palavra mais apropriada talvez ainda seja o termo inglês tramway (ou tram), tão universal que é empregado em países de língua não inglesa..."

marga disse...

então não é uma espécie de bondinho (Brasil) ou eléctrico (Portugal)?

Paulo Araujo disse...

O que Marga chama de bondinho (no Brasil) ainda existe no Rio,numa linha para o bairro de Santa Tereza, em outra para subir o morro Corcovado (onde está a estátua do Redentor), e numa terceira (áerea) para se chegar ao Pão de Açúcar. O VLT (que um jornal publica hoje que será construído em Brasília)é aquele bonde duplo (in tandem, desculpem-me o latim anglicizado)tão comum na Suiça, Thecoslováquia, Alemanha e outros países europeus. O carro elétrico, de Portugal, pelo que me lembro, não é duplo, assemelhando-se aos bondinhos cariocas.

Helder Guégués disse...

Obrigado pelas suas achegas, caro Paulo Araujo.