10.10.09

Léxico: «desinscrever»

Sim e sopas


      Um leitor consultou-me para saber o que acho do uso do verbo «desinscrever». Usou-o numa «newsletter», diz (e melhor diria se tivesse dito «boletim informativo»), e um leitor «insurgiu-se», escrevendo que o vocábulo não existia, mesmo com o Acordo Ortográfico de 1990, afirmação que revela bem a dimensão da ignorância do leitor. Será melhor, pergunta, usar «cancelar» em vez daquele verbo? Respondi ao consulente que, embora não esteja dicionarizado, nada impede que se forme o verbo desinscrever, mas que seguisse, ainda assim, o conselho do seu leitor. No final da mensagem do consulente, vinha o desabafo de que, tendo consultado o «Ciberdúvidas, também se fica na mesma, nem sim nem sopas». Só depois de ter respondido ao leitor é que fui consultar o Ciberdúvidas. O consultor F. V. P. da Fonseca escreveu em 2006: «De facto, anular a inscrição é que está bem, embora teoricamente pudesse admitir-se o termo desinscrever-se, que não encontrei em lado nenhum, por ninguém se ter lembrado de inventá-lo.» Eu não encontrei dicionarizado o verbo «desinscrever», mas não afirmei que «anular a inscrição» é que está bem. Na Internet, há milhares de ocorrências da palavra, pelo que já alguém se lembrou de inventá-la. (Afinal, o prefixo des- é o mais produtivo da língua portuguesa.) No sítio da Universidade de Coimbra, por exemplo, leio: «Assim, se um outro utilizador se desinscrever numa das turmas, ou se novas vagas/turmas forem criadas para a disciplina, o utilizador receberá essa informação por email.» Fico a pensar se em 2006 o termo não aparecia de facto «em lado nenhum». A intenção de traduzir numa só palavra o verbo inglês unsubscribe poderá estar na origem do uso relativamente frequente do verbo desinscrever.

1 comentário:

Luciano Pinheiro disse...

No Brasil, é uma heresia escrever algo que não esteja no dicionário. A ideia aqui é que só os grandes poetas e romancistas (ou seja, os mortos) podem inventar palavras.
:)
Temos o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP), editado pela Academia Brasileira de Letras.
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23
Acabei de pesquisar e, infelizmente, a palavra desinscrever não existe. Recolhendo-me à minha humilde insignificância, vou apagar do texto que fiz agora mesmo.