11.11.09

Abreviatura «cas.»

Não vemos o mesmo

      «Ana Manta Botelho, 30 anos, nunca foi de se imaginar a percorrer um altar, envolta em tules e sedas brancas, ou sequer de se pôr a pensar nas implicações de ver as iniciais “cas” estampadas no seu Bilhete de Identidade» («Casamos cada vez menos e só depois de testar a relação», Natália Faria, Público, 11.11.2009, p. 10). Ora, também sou casado, e no meu BI não vejo as «iniciais “cas”», mas sim a abreviatura cas., de «casado». Uma pequena imprecisão terminológica.

[Post 2799]

3 comentários:

R.A. disse...

Por acaso, ou talvez não, o Cartão do Cidadão já não menciona o estado civil do titular. Dizem que isso não faz falta nenhuma (ou alguma) quando exibimos o documento de identificação pessoal onde quer que seja. E é verdade! Menos um acrónimo a fixar quando se esqueçam de pôr o ponto na abreviatura...

Paulo Araujo disse...

Gostei da 'imprecisão terminológica', sutil forma de evitar chamar de 'erro' o que foi aludido. Dizem que na Câmara dos Comuns é proibido chamar um par de mentiroso e que Churchill, necessitando de assim fazê-lo, disse que o colega tinha pronunciado uma 'inexatidão terminológica'; em realidade, uma grossa mentira.

Helder Guégués disse...

Nem acrónimo nem sigla nem iniciais, caro R. A. Abreviatura ou, sem o ponto de abreviação, erro.

Caro Paulo Araujo,
Subtil, sim mas nunca diria nem escreveria que algo é uma «inverdade».
Cordialmente,
Helder Guégués