15.1.10

Numeração

Em que ficamos?


      «Oito minutos após o início da ruptura da crosta terrestre no Haiti começaram a chegar ao outro lado do Atlântico os primeiros sinais de um sismo naquela ilha das Caraíbas, com as estações sísmicas dos Açores a registarem um evento de magnitude sete na escala de Richter. […] Essa equipa, de que fazia parte Paul Mann, do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas, dizia que aquele sistema de falhas tinha potencialidade para originar um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter» («Sismo pouco profundo explica destruição localizada», Teresa Firmino, Público, 14.1.2010, p. 6).
      No mesmo texto, a magnitude expressa em numeração arábica e por extenso? Jornalista, editor e revisor, todos distraídos...


[Post 3020]

1 comentário:

Anónimo disse...

Não necessariamente. Há manuais de redação que aconselham escrever por extenso os números até dez (outros aconselham qualquer número que possa ser escrito com uma única palavra: cem, mil, vinte, etc.), e todos, pelo que me lembre, aconselham a escrever os números quebrados com algarismos arábicos e vírgula.
Agora só resta sabermos o que dita a cartilha do jornal.