16.1.10

«Por cento», locução

Até isto?


      «Se pensar que uma camisola pesa 250g e que obtemos 5kg de lã, em média, de cada ovelha (onde apenas serão utilizáveis 65 porcento, já que o resto estará demasiado sujo), então obter-se-ão catorze camisolas de lã de uma única ovelha» (Quantas Ovelhas São Precisas para Fazer Uma Camisola?, Paul Heiney. Tradução de Alexandra Cardoso e revisão de Benedita Rolo. Lisboa: Academia do Livro, 2009, p. 153)
      Trata-se de uma locução; logo, por cento. E a propósito de trata-se de, eis mais um erro crasso nesta tradução: «Infelizmente tratam-se de pedaços que o escopro vai perdendo e o que você vê é um fragmento de metal fundido a voar pelo ar» (p. 157).
      Por outro lado, só alguém com pouca sensibilidade para a língua usa o pronome pessoal você neste contexto. Para quê? Eis três alternativas melhores: «Infelizmente trata-se de pedaços que o escopro vai perdendo e o que se vê é um fragmento de metal fundido a voar pelo ar.» «Infelizmente trata-se de pedaços que o escopro vai perdendo e o que o leitor vê é um fragmento de metal fundido a voar pelo ar.» «Infelizmente trata-se de pedaços que o escopro vai perdendo e o que vemos é um fragmento de metal fundido a voar pelo ar.»

[Post 3026]

Sem comentários: