16.2.10

Léxico: «samo»

Outra lacuna


      Na Praça da Alegria, na RTP 1, esteve hoje representada a Confraria Gastronómica do Bacalhau, com sede na Capital do Bacalhau, Ílhavo. Entre as várias especialidades, os confrades (e a indumentária e os títulos, grão-mestre, vice-grão-mestre, mestre chanceler, mestre cerimonial, mestre ecónomo e mestre conselheiro, fazem-me sempre rir) levaram uma feijoada de samos. Sónia Araújo quis saber do que se tratava. Um dos confrades disse que era uma membrana do bacalhau. Outro corrigiu: é a bexiga-natatória (órgão existente em alguns peixes que contém gases e regula a sua subida e descida na água e ainda, em alguns deles, auxilia a respiração) do bacalhau. Tal como ontem perguntei em relação a «melário», pergunto hoje em relação a samo (ou same, como vejo numa pesquisa na Internet): e que dicionário regista o vocábulo? Nenhum.

[Post 3146]

4 comentários:

Francisco disse...

Grão-mestre e vice-grão-mestre parecem-me uma homenagem justa a esse fiel amigo do fiel amigo que é o grão (de bico)

Paulo Araujo disse...

O Aulete original tem samo:
"samo 2 s. m. (prov. port.) || o mesmo que capatão"; e este é: "s. m. (zool.) || peixe da família dos pristipomatídeos (Dentex filosus). É também conhecida pelo nome de pargo-de-cotula, pargo-de-morro (Setúbal) e pargo-de-mitra (Algarve)". Não atino com sua presença numa feijoada.

Helder Guégués disse...

Caro Paulo Araujo,
Não se trata, evidentemente, do mesmo. Num caso, parte de peixe; noutro, peixe.

Anónimo disse...

Prezado Paulo Araújo:

O same, que os bacalhoeiros designam por samo, tirado da parte rejeitada da espinha do bacalhau, junto à cartilagem do peito, por baixo das guelras, é uma iguaria utilizada em culinária, na conhecida feijoada de samos.
No site
http://64.233.163.132/search?q=cache:pLMAKWUYP90J:www.confrariabacalhauilhavo.org/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D57%26Itemid%3D34+receita+da+feijoada+de+samos&cd=5&hl=en&ct=clnk
da Confraria Gastronômica do Bacalhau você encontra uma fotografia e a receita da feijoada de samos.

Comentário do Benévolo, do Brasil