21.2.10

Léxico: «ortoréxico»

Comida correcta


      «Na verdade, não há povo que se preocupe mais com as consequências dos alimentos ao nível da saúde do que nós, os Americanos — e nenhum povo sofre mais de doenças relacionadas com a dieta alimentar. Estamos a tornar-nos numa nação de ortoréxicos: pessoas com uma obsessão doentia pela alimentação saudável» (Em Defesa da Comida, Michael Pollan. Tradução de Sónia Oliveira e revisão de Eda Lyra. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2009, p. 20).
      Não conhecia o vocábulo ortoréxico, o que não é muito de surpreender, pois, de acordo com uma nota de rodapé, o «termo foi usado pela primeira vez em 1996 pelo médico americano Steven Bratman», e não deve circular muito por aí. 


[Post 3166]

2 comentários:

Francisco disse...

Receio bem que o meu caro Helder se esteja a meter por caminhos que o desviam da vocação (tal como eu a vejo, porventura mal) do Assim Mesmo, e com isso corra riscos desnecessários. É o caso deste texto em que, se não estou em erro, corrige com um erro aquilo que não está errado. Com efeito, e como a definição que transcreve esclarece sem margem para dúvidas, o "High Court" de Londres é um tribunal de recurso, mas não o tribunal de último recurso. Esse é, tal como o nosso Supremo Tribunal de Justiça, "o Supremo" para os amigos jornalistas e não só, o "Supreme Court of the United Kingdom". Ou não será assim?

Helder Guégués disse...

Talvez tenha razão, mas vou voltar a pensar na questão.