17.3.10

Avanços e adiantamentos

A bem do leitor


      «Quando Wallace e eu nos encontramos no pátio do Savoy, o fumo dos nossos charutos espesso como ectoplasma ao sol primaveril, Wallace diz que está ansioso pelas negociações: pretende estabelecer um novo padrão de referência para o adiantamento pago por um livro de crítica literária» (Viagem ao Fundo de Um Coração, William Boyd. Tradução de Inês Castro e revisão de texto de Maria Aida Moura. Cruz Quebrada: Casa das Letras, 2008, p. 138).
      No meio editorial, não se fala em adiantamento, mas em avanço. Contudo, não propugno o seu uso numa obra literária. Um dia, fiz esta emenda, tendo-se seguido um debate com o editor, cioso do seu jargão. O meu objectivo é sempre que o leitor compreenda sem esforço — sem ter de recorrer a um dicionário, que pode nem sequer registar a acepção.

[Post 3248]

1 comentário:

Paulo Araujo disse...

No Brasil, qualquer pagamento antecipado é tido como adiantamento; se eu pedir uma avanço ao meu editor ele estranhará, tanto quanto meu empregador, não importando qual a atividade econômica.