5.3.10

Quebradas e puxadinhos

Estamos na Madeira


      «O caso da família de Aurélio Abreu, 71 anos, morador na Portada de Santo António, na Lomba do Monte, Funchal, é paradigmático. Casou e alargou a casa à medida que os cinco filhos foram constituindo família. Tal como centenas de outras famílias. Uma casa térrea que ficou com um primeiro andar e um “puxadinho” (anexo) num terreno de 470 metros quadrados e em declive, onde vivem 17 pessoas, 13 adultos e quatro crianças. As “quebradas” (quedas de terra) derrubaram a parede que protegia a habitação, a um metro de distância» («Ponte militar na Ribeira Brava», Céu Neves, Diário de Notícias, 3.3.2010, p. 14).
      Sim, senhor, explicar o que significa puxadinho foi sensato, porque não está dicionarizado — a acepção, digo, pois o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista duas outras acepções: Que ou aquele que é muito esmerado no modo de vestir e Que é muito puxado ou muito caro, ambas de uso informal. Já quanto a explicar o que significa quebrada me parece desnecessário. As aspas é tontice.

[Post 3208]

1 comentário:

Paulo Araujo disse...

O puxadinho está na acepção 2 do Houaiss, embora um pouco obscura se relacionada a uma construção; a definição do Aulete conforma-se exatamente ao que menciona a reportagem.