4.3.10

Uma acepção de «descontar»

Dê-se-lhe o desconto


      «O livro do jornalista daquele semanário britânico refere ainda que o sucessor de Tony Blair chegou a descontar a sua fúria numa teclista de Downing Street, arrancando-lhe o teclado das mãos e escrevendo ele mesmo a mensagem pretendida» («Ataques de fúria no número 10 de Downing Street», Patrícia Viegas, Diário de Notícias, 22.2.2010, p. 25).
      Não são todos os dicionários que registam a acepção do verbo descontar usada no texto citado. O Dicionário Houaiss regista-a, afirmando derivar por metáfora do sentido original e ser de uso informal. Informalíssimo, na verdade, e a jornalista deveria ter tido mais cuidado.
      Quanto a teclista, para o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, por exemplo, é somente a «pessoa que toca instrumentos de teclas», o Houaiss desconhece (regista tecladista, o que toca teclado de instrumento musical e, no âmbito das artes gráficas, o que opera o teclado de máquina compositora ou fotocompositora), o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa reconhece mas não regista.

[Post 3203]

Sem comentários: