17.5.10

«Carnaval/carnaval»

É um carnaval


      «Com esta precisa distinção dialéctica, ela equipara a roupa daquele costureiro a trajes de carnaval» (O Que Faço Eu Aqui?, Bruce Chatwin. Tradução de José Luís Luna e revisão de Carlos Pinheiro. Lisboa: Quetzal Editores, 2009, p. 104).
      No Brasil é que se grafa com inicial minúscula o vocábulo quando se refere à quadra festiva. A propósito desta questão, escreve o Prof. Sacconi no seu blogue: «Sempre com inicial minúscula: carnaval. Não há necessidade nenhuma desta palavra vir com inicial maiúscula. A mídia, no entanto, continua usando-a com inicial maiúscula. Explicar por quê, ninguém sabe.» De facto, o Formulário Ortográfico de 1943 estatui que se deve grafar com inicial minúscula o nome de festas pagãs e populares. Em Portugal, a Base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 manda grafar com maiúscula inicial o nome de todas as festas públicas tradicionais, e até exemplifica com Carnaval. Com o Acordo Ortográfico de 1990, continua a ser assim, embora, única diferença, já não se exemplifique com o nome desta festa (vide Base XIX, 2.º, e)).

[Post 3468]

2 comentários:

Anónimo disse...

Posso estar enganado, mas acho que o Brasil não havia aderido ao Acordo de 1945. Refresque-me a memória sobre essa confusão de acordos.

Helder Guégués disse...

Tem razão: a minha observação só vale para a vigência do Acordo Ortográfico de 1990, pois o Formulário Ortográfico de 1943 estatui que se escreva com inicial minúscula o nome das festas pagãs e populares.