23.6.10

Léxico: «teremim»

Uma revelação


      A nossa ignorância não tem fim. Só ontem fiquei a saber que existe um instrumento — e singular, único, pois não é preciso ter contacto físico com ele para ser tocado — chamado teremim. Conhecem? Embora o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa registe o vocábulo, prefiro a definição do Dicionário Houaiss: «Instrumento electromagnético monofónico, inventado na Rússia, em 1920, por Leon Theremin [1896―1993] e executado por movimentos da mão que, sem tocar no instrumento, se aproxima ou se afasta dele, produzindo desse modo sons, respectivamente, agudos ou graves.» À semelhança de muitos outros vocábulos, de nome próprio passou a nome comum. «— Está a ligar-nos por causa do cão? — soprou uma voz trémula, quase com som de teremim» (Perturbações Atmosféricas, Rivka Galchen. Tradução de Manuel Cintra. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2010, p. 125).

[Post 3617]

2 comentários:

Paulo Araujo disse...

Exaustivamente comentado no blogue < http://teremin.blogspot.com/2009/11/teremim-nao.html >,onde, inclusive, é contestada a grafia com m final, em vez de n.

Paulo Araujo disse...

Desculpas por estar saindo do tema deste blogue, sugiro ver a demonstração do uso, na execução do Spellbound Concerto, que parece ter sido escrito para esse instrumento: no blogue