«Sentei-me a uma das longas mesas comuns da biblioteca. Puxei para mim o fio anelado do candeeiro de mesa» (Perturbações Atmosféricas, Rivka Galchen. Tradução de Manuel Cintra. Queluz de Baixo: Editorial Presença, 2010, p. 66).
Gosto do adjectivo escolhido: anelado. Semelhante a anel; que se apresenta em anéis. Qual a alternativa? «Encaracolado»?
E a propósito de biblioteca e de candeeiro, outro termo bem adequado: «Norman Wyngold estava sentado numa poltrona de couro, junto dum candeeiro de leitura» (Isabela, Ethel M. Dell. Tradução de Fernanda Rodrigues. Lisboa: Editorial Minerva, s/d, p. 41).
[Post 3568]
2 comentários:
Desta vez não estou de acordo consigo, caro Hélder.
Geometricamente, um anel é "uma figura plana compreendida entre duas circunferências concêntricas; coroa circular" (Diccionário Houaiss da Língua Portuguesa). Um anel não tem princípio nem fim.
O fio a que o texto faz referência é em espiral. Parece-me que "espiralado" seria mais correcto. Segundo a definição do Diccionário Houaiss: "espiral - linha curva que se desenrola num plano de modo regular a partir de um ponto, dele se afastando gradualmente; qualquer coisa que lembre uma espiral ou tenha essa forma".
Gostava de saber a sua opinião.
Não pense que não me ocorreu. Depois, contudo, raciocinei: «E não se diz, acaso, "anéis de cabelo"?» E são tão espirais como as espirais dos fios, ou não? Anel, lê-se em todos os dicionários, é também a «espiral de cabelo frisado ou encaracolado; caracol».
Enviar um comentário