17.7.10

«Como nos prepararmos...»

Agora sem dragões


      «Como nos preparar para esses novos desafios?», perguntou o ensaísta. Poderia ter perguntado de outra maneira? Sim: «Como nos prepararmos para esses novos desafios?» Hoje, até prefiro, numa frase simples introduzida por como, usar o infinitivo pessoal. Andei a estudar a questão e o meu juízo de gramaticalidade de frases com esta estrutura alterou-se. Afinal, leio frases semelhantes em autores consagrados, e as gramáticas não o proíbem. Mais: é como me parece que as pessoas falam. Há três meses, um leitor escrevia-me: «A Páscoa está aí, e com ela as férias escolares e os filmes para crianças (M6). E um deles, em exibição em variadíssimas salas, tem por título Como Treinares o teu Dragão (How to train your dragon). Pobres crianças, nem em férias as dispensam de desaprender português!»
      Digam-me apenas se dizem e escrevem a frase a), «Como nos preparar para esses novos desafios?», ou b), «Como nos prepararmos para esses novos desafios?» Está aberto o fórum.

[Post 3697]

14 comentários:

Venâncio disse...

B, claro, sem a menor dúvida.

Mas atenção: «Como nos preparar para esses novos desafios?» também é gramatical, se o sujeito de preparar não formos nós.

Trata-se pois de estrutura, e não de "ouvido", mesmo se "educado".

Helder Guégués disse...

Mas aqui parece-me claro que o sujeito somos nós. Se assim não fosse, a opção A não seria opção, mas única possibilidade de exprimirmos a ideia.

R.A. disse...

A1 - "Como nos havemos de preparar para esses novos desafios?"
A2 - "Como nos podemos preparar para esses novos desafios?"
B - "Como fazer para nos prepararmos para esses novos desafios?"

... talvez contornando a coisa!

Helder Guégués disse...

E sem contornar?

Venâncio disse...

Infiro que, para si, a opção A é válida, embora indesejável.

Se assim for, concordo consigo.

Helder Guégués disse...

Assim é.

Paulo Araujo disse...

Este idiotismo é uma das grandes dificuldades (e das mais polêmicas) da LP; merecia um "Acordo Gramatical" para normatização. Imagine-se ensinar isto aos que não a têm como língua materna.

Anónimo disse...

Prefiro a B, apenas por uma questão "de ouvido". A opção B soa-me melhor, embora reconheça que a A não está errada.

francisco disse...

digo e escrevo assim: «Como nos prepararmos para esses novos desafios?» e consideraria erro a outra forma - que afinal não é errada.

Sofia disse...

Opto pela A, «Como preparar-nos para esses novos desafios?», porque também emprego o infinito impessoal na frase seguinte: «Não sabemos como preparar-nos para esses novos desafios.»

Helder Guégués disse...

Mas na frase que dá, não podia usar o infinitivo pessoal. Logo, regista-se apenas a sua preferência, não a legitimidade da justificação.

Sofia disse...

Não podia, sendo o sujeito o mesmo?

Helder Guégués disse...

Vimos aqui isso recentemente: a marca do sujeito (sim, do mesmo) já lá está na forma verbal sabemos. Há muitas incertezas e dúvidas e hesitações, mas esta é uma certeza.

Franco e Silva disse...

Em minha opinião a pluralização (ou não) depende do contexto:
1)- Um jogador indaga o treinador:
«Como preparar-nos (ou nos preparar) para esses novos desafios?» [Como vai o míster preparar-nos (a nós todos jogadores) para esses novos desafios?];
2)-Nós próprios questionamo-nos: «Como prepararmo-nos (ou nos prepararmos) para esses novos desafios?» (Como nos vamos nós preparar...)