13.7.10

Estrangeirismos

Sem emenda


      Na Antena 1, acabo de ouvir o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, falar em «testes de resistência do sistema bancário». Nos jornais, escreve-se desta forma negligente: «Os “stress tests” que estão a ser feitos aos bancos portugueses indicam que o sistema bancário de Portugal é sólido, robusto e não tem problemas de capital, disse ontem o secretário de Estado do Tesouro em entrevista à agência Reuters. Carlos Costa Pina revelou que, até agora, as instituições mostram bons rácios de solvabilidade» («“Stress tests” indicam sistema sem problemas», Metro, 13.07.2010, p. 6).

[Post 3686]

1 comentário:

Anónimo disse...

E o que dizer dos "ratings"? É que "notação de risco" até soa melhor em Português do que "rating", mas como este último é Inglês... e se há coisa que o português adora é mostrar que sabe falar Inglês!

Curioso é o Ministro falar, ora de "notação de risco", ora de "agência de rating". Parece-me que anda um bocado baralhado. Se calhar, se todos deixassem o provincianismo dos anglicismos desnecessários e começassem a falar em Português, haveria menos confusão.