5.8.10

Particípios passados de verbos abundantes

Uma língua em erosão


      «Três cavalos atravessaram ontem a cidade de Faro. Os animais ter-se-ão solto de um acampamento instalado no terreno para onde está projetada [sic] a Cidade Universitária de Faro e percorreram a capital algarvia» («Cavalos à solta lançaram caos na cidade», Diário de Notícias, 4.08.2010, p. 21).
      Os verbos abundantes, já aqui o lembrei meia dúzia de vezes, nas formas do particípio passado apresentam uma forma reduzida ou irregular (absorto, solto, disperso) a par da forma regular que termina em -ado ou -ido (absorvido, soltado, dispersado). A regra geral, que sofre diariamente machadadas por quem mais consciência devia ter, indica que a forma regular se utiliza na constituição de tempos compostos da voz activa juntamente com os auxiliares ter ou haver. A forma irregular ou reduzida ocorre acompanhada do verbo auxiliar ser ou estar e é usada na formação da voz passiva. Será difícil reter esta informação?

[Post 3761]

2 comentários:

Rui Oliveira disse...

Haja esperança.
Mário Crespo, esta semana, começou a dizer "ter aceitado o nosso convite" depois de ter passado anos a dizer "ter aceite".
A Terra sempre se move...

aquelabruxa disse...

Ah!