29.9.10

Júri/jurado

Não vá alguém pensar


      «Outra coisa é alguém do alto de um poder, como ser júri dos Ídolos, na Sic, se permitir humilhar publicamente (é na tevê) gente cuja culpa é só estar iludida sobre os seus dotes» («Um supor para explicar os ‘Ídolos’», Ferreira Fernandes, Diário de Notícias, 27.09.2010, p. 60). Na mesma crónica, mais adiante, o jornalista mostra, sem nunca usar a palavra «jurado», conhecer o conceito de «júri» (cujo verbete no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa precisa de uma nova e melhor redacção), mas, na frase citada, há erro. O pronome alguém (de resto muito especial, dado o seu uso como substantivo) não designa uma pessoa ou alguma pessoa cuja identidade não é especificada ou definida? Singular. Logo, não há um alguém que possa ser júri, apenas integrar um júri.

[Post 3923]

3 comentários:

António Joaquim disse...

Integrar um júri ou ser integrado por um júri? Fulano integrou a selecção do seu País ou a dita selecção é que o integrou? Não há aqui uma inversão de sentido e confusão entre a parte e o todo?
Cumprimentos.

Venâncio disse...

Caro A.M.R.,

Integrar (como valor aqui dado pelo Helder) é "jornalês" da melhor água. Mas é prático, já é comum, e não cria grandes problemas.

Nem criaria sequer se, por exemplo, a SIC resolvesse integrar o júri dos Ídolos nos seus quadros. Nínguém apelaria ao outro valor do verbo.

Anónimo disse...

Com a devida vénia do primeiro comentador, afigura-se-me uma e outra coisa, e do segundo, que já agora é mais propriamente português do que meramente jornalês.
Haja vista, por uma vez sem exemplo, o «Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea», da Academia das Ciências de Lisboa, 2001, apesar de não ser flor que eu cheire muito: «1. Tornar ou tornar-se parte de um todo, de um grupo, de um conjunto já existente; fazer ou sofrer integração; deixar ou ficar integrado. INCLUIR, INCORPORAR. "Integrar os imigrantes na sociedade. Integraram mais um caderno no semanário. Integrou-se numa excursão." 3. Misturar ou mistrurar-se com outras pessoas, grupos..., participando na vida da sociedade. 4. Ter na sua constituição; reunir em si. "A orquestra integra músicos de todo o mundo. O projecto de lei integra sugestões de vários partidos. 5. Fazer parte de alguma coisa. "Os jogadores que integram a equipa já partiram. Os partidos que integram o governo estão em desacordo. Integrei uma missão diplomática."»
Do Aulete Digital também constam normalmente os duas acepções.
Enfim, casos haverá bem mais necessitados da bordoada do homem de bem...
- Montexto