8.9.10

Léxico: «mirmecólogo»

Apoiado


      É a nova moda: ter formigas em casa como «animais de estimação». É pedagógico, dizem eles. Uma vantagem é dar trabalho (nem que sejam apenas as entrevistas aos jornais) aos mirmecólogos e trazer o vocábulo à luz do dia. De caminho, pode ser que também contribua para que os dicionários registem o termo. «Eduardo Sequeira, mirmecólogo (especialista em formigas), esclarece que “existem vários processos de construção para formigueiros, alguns mais fáceis do que outros”, sendo que um dos factores essenciais a ter em conta “é a sua adequação à espécie pretendida”» («Quinta caseira para as formigas», Elsa Pereira, Jornal de Notícias, 7.09.2010, p. 28).

[Post 3853]

1 comentário:

Anónimo disse...

Espanta-me a ignorância que reina neste país.

São anos e anos de mentecaptos a escrever, a vender e a imporem aos que não têm ideias ou juízos próprios juízos de valor errados, na maioria das vezes condicionados por uma enorme carga de frustração de não terem sido o que sonhavam, seja por incacacidade ou lá pelo que seja, sobre a Ciência e os Homens que a fazem.

Segundo o seu ponto de vista os micólogos deveriam andar para aí a apanhar cogumelos, que ideia parva essa de fazerem investigação. Para descobrirem o quê??? Antibióticos.... ah, afinal talvez sirvam para alguma coisa...

E aqueles tipos que passam o tempo a brincar com submarinos telecomandados no fundo do mar a gastar rios de dinheiro... para descobrirem o quê??? Enzimas capazes de degradar moléculas orgânicas a altas temperaturas, actualmente utilizadas em todos os detergentes??? pois... talvez seja útil o trabalho que desempenham..


Deixo-lhe apenas um dos últimos artigos publicados na área da mirmecologia, para dar uma olhada.

http://www.physorg.com/news/2010-12-algorithms-problem-solving-ants.html

Não são as prespectivas de emprego que movem quem faz ou divulga (correctamente) ciência. É algo mais que isso.
Se fosse pelo emprego teria apostado numa formação que me garantisse isso mesmo. O problema é que pessoalmente não iria suportar a frustração de não ter sido o que queria mas sim o que a sociedade me levou a ser.

Estudo formigas, não porque isso me dá emprego, mas porque gosto. Faço o que gosto. Ciência.

Tenho dito
Eduardo Sequeira
formigaspt@gmail.com