8.10.10

Acordo Ortográfico

Há aqui estudo e erro


      «Perante isto — ou melhor, esquecendo isto —, há gente que faz da leitura da I República uma única lenga-lenga sobre como os líderes políticos portugueses da época eram defeituosos» («100 anos e um dia», Rui Tavares, Público, 6.10.2010, p. 40).
      Primeiro pensei que estaria errado; depois, lembrei-me de que Rui Tavares já segue as novas regras ortográficas. Contudo... Contudo... Escrevo «lengalenga» e activo o Acordo Ortográfico no Flip 7. Nada. «Lengalenga» fica renitentemente unido. Consulto o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora já com a grafia do Acordo Ortográfico. Nicles. Leio, mais uma vez, a parte do acordo relativa ao uso do hífen. Népia. Donde vem isto? Da nota explicativa da Academia Brasileira de Letras (ABL) sobre os procedimentos metodológicos seguidos na elaboração da 5.ª edição do VOLP. É neste documento que se pode ler: «6) Incluir no caso 1.º da Base XV o emprego do hífen nos compostos formados com elementos repetidos, com ou sem alternância vocálica ou consonântica de formas onomatopeicas, por serem de natureza nominal, sem elemento de ligação, por constituírem unidade sintagmática e semântica e por manterem acento próprio: blá-blá-blá, reco-reco, trouxe-mouxe.» Como seria de esperar, só em páginas brasileiras na Internet é possível ler algo sobre esta questão. Àquelas três palavras compostas, juntam-se muitas outras, lidas aqui e ali: zum-zum, pingue-pongue, lenga-lenga, zás-trás, tico-tico, zigue-zague. Mas blá-blá-blá, reco-reco, trouxe-mouxe, pingue-pongue, zás-trás, e tico-tico já nós assim escrevíamos. Sobra lenga-lenga, zigue-zague e zum-zum, e o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora grafa-os lengalenga, ziguezague e zunzum. Já estão a ver o resto: tique-taque, fru-fru, jiga-joga (esta é consigo, caro R. A.), e muitas outras. Em conclusão: à luz da escassíssima reflexão aquém-Atlântico sobre as soluções consagradas no Acordo Ortográfico de 1990 e ao que os dicionários já publicados segundo as novas normas acolhem, Rui Tavares errou.

[Post 3947]

1 comentário:

Franco e Silva disse...

Confirmamos a fixação por F. Rebelo Gonçalves, no VOCABULÁRIO DE L. P. (Coimbra Ed., 1966), portanto segundo o A. O. de 1945 (mas inalterado pelo A. O. de 1990), o seguinte:

FRUFRU
JIGAJOGA
LENGALENGA
LENGALENGAR
TICOTICO
TIQUETAQUE
TIQUETAQUEAR
TIQUETIQUE
ZIGUEZAGUE
ZIGUEZAGUEAR
ZUNZUM

e

PINGUE-PONGUE
RECO-RECO
TROIXE-MOIXE
TROUXE-MOUXE
ZÁS-CATRAPÁS
ZÁS-CATRÁS
ZÁS-TRÁS
ZUS-CATATRUZ
ZUS-CATRAPUS.