27.10.10

Aprendizagem

De pequenino


      «Mas há um outro desafio, o da passagem da perspectiva do utilizador para a do criador, do produtor de nova informação. Só assim poderá haver utilidade social e valor acrescentado. A informação, por si só, não passa de uma matéria-prima. Acrescentar-lhe valor implica processá-la e torná-la socialmente reconhecida. Como lá chegar através da educação? Começando, desde os primeiros anos de escolaridade, com as coisas mais simples: a leitura, análise e interpretação de textos, por exemplo, ou da prática de análise de fontes históricas, das operações mais simples de raciocínio lógico associados aos primeiros exercícios de estatística ou ao hábito de medida, registo, leitura e interpretação de observações de fenómenos quotidianos (temperatura do ar, humidade, tensão arterial, entre tantos outros exemplos possíveis)» (Difícil É Educá-los, David Justino. Revisão de Helder Guégués. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010, pp. 96–97). O ensaio deste ex-ministro da Educação (2002–2004) pode comprar-se por 3,15 euros em qualquer loja Pingo Doce, por exemplo. E vale a pena lê-lo.


[Post 4017]

4 comentários:

Anónimo disse...

Toda a criatura que nas últimas décadas teve responsabilidades políticas e administrativas no sector da educação deste país faz parte do problema, e não da solução (para usar uma frase batida).
- Montexto

Francisco Agarez disse...

Ora aqui está uma afirmação do Anónimo mas Montexto que se caracteriza pela leviandade e pela injustiça inerente a todo o tipo de generalização.

Anónimo disse...

É triste e enfadonho ter de lembrar e repetir coisas que em geral se supõem subentendidas por qualquer interlocutor medianamente conversável, como por exemplo que tudo deve ser entendido «cum grano salis».
- Montexto

Francisco Agarez disse...

Pois.