31.10.10

Sobre «low cost»

O futuro é hoje

      «Apesar de ter gostos refinados e vestir roupa de estilistas conhecidos, a mulher do político do momento ousou aparecer numa convenção histórica com um vestido low cost» («Samantha Cameron dá vestido icónico para leilão», Márcia Gurgel, Diário de Notícias, 31.10.2010, p. 69).
      Este sim, é um modismo completamente tolo. Porque não o guardam, ao menos, para o campo da aviação? Neste artigo, porém, havia bem pior. Leiam: «Primeira dama [sic] inglesa doou famosa peça da Marks & Spencer de 75 euros.» A teoria deve ser a de que nas repúblicas a primeira-dama é a mulher do presidente; nas monarquias, é a mulher do primeiro-ministro. (Em 2003, um brasileiro quis saber: «Tendo Lula a Presidência do Brasil, teremos novamente uma Primeira Dama. A dúvida é a seguinte: e se a Roseana Sarney tivesse concorrido e ganhasse, teríamos um Primeiro Cavaleiro?» O consultor do Ciberdúvidas Francisco Costa foi cauteloso — ou não disse nada de relevante, segundo outras opiniões: «Não há nenhuma designação para o equivalente masculino de “primeira-dama” mas, quando a necessidade surgir, possivelmente aparecerá alguma. Só o futuro pode responder a esta pergunta.»)

[Post 4028]

2 comentários:

Paulo Araujo disse...

Acaba de ocorrer aqui (domingo, 20 h); pior,nossa presidente não tem marido... Não sei se, a exemplo do que ocorre na Casa Branca, teremos primeiro-cachorro...

Saki disse...

Primeiro CavalHeiro, na legendagem da série Commander in Chief / Senhora Presidente, do canal AXN.