25.11.10

Particípios duplos

Lá acertam


      Às vezes, acertam: «Mais tarde, alguns manifestantes conseguiram subir ao telhado de um prédio adjacente, levando à intervenção da polícia, mas só ao final da tarde é que foram dispersos os manifestantes» («Estudantes atacam sede de conservadores», Abel Coelho de Morais, Diário de Notícias, 11.11.2010, p. 25). «O governo de Marrocos está a controlar o acesso de jornalistas ao país, tendoexpulsado do território diversos profissionais» («Jornalistas expulsos», S. P., Correio da Manhã, 13.11.2010, p. 43).

[Post 4125]

1 comentário:

Anónimo disse...

Não creio que acertassem assim tanto. «Disperso» como particípio passado irregular do verbo «dispersar» soa-me a novidade sujeita a caução. Neste caso tal verbo deve ter, sim e só, o particípio regular «dispersado», que se usará tanto na voz passiva como na activa. Consultando dicionários de verbos conjugados, verifica-se que alguns só registam «dispersado», e outros já apontam «disperso», alguns a vermelho (decerto siginificativo do rubor de quem cora de tamanho ousio).
Parece que grassa grossa e grosseira na língua a balda de preferir, e até inventar, particípios passados irregulares: morto por matado, gasto por gastado, pago por pagado, ganho por ganhado, aceite por aceitado, entregue por entregado, empregue (espúrio) por empregado, ecarregue (espúrio) por encarregado.
Mais uma área crítica. Por este andar, não fica uma que o não seja.
- Montexto