«Os dois Skoda “podem circular, mas vão ficar parados porque não é bom para a imagem da instituição andar com carros batidos”, adiantou o porta-voz da GNR na Guarda» («Jovem sem carta travado a tiro após abalroar 2 carros da GNR», Amadeu Araújo, Diário de Notícias, 30.12.2010, p. 21).
Na verdade, é Škoda que se escreve. Mais importante: Amadeu Araújo, ouça bem se as pessoas não dizem «dois Škodas». E dizem bem.
[Post 4258]
2 comentários:
Desta vez acho que não é caso para tanto. Como esse acento não é usado na língua portuguesa, a maioria das pessoas não o usa, até porque os nossos teclados não o têm.
Quanto a "Skodas" são as próprias marcas que embirram solenemente que se pluralize o nome da marca ou dos modelos. Se reparar, os textos escritos pelas marcas, seja para publicidade, comunicados de imprensa, etc., nunca utilizam o plural para a marca ou para os modelos da marca. Não é de admirar que os jornalistas sigam a mesma regra, incluindo a imprensa especializada.
Sim, de jornalistas não é de admirar.
Vamos lá então fazer todos a vontadinha às marcas para que deixem de embirrar e fazer beicinho. Já nos basta a embirração dos deuses mercados, quanto mais agora a das semideusas marcas!
- Montexto
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