28.12.10

Ortografia: «aeroterrestre»

É só pensar


      «Enquanto helicópteros e aviões largavam bombas num local a cerca de 30 quilómetros da fronteira entre as duas Coreias, a artilharia e os tanques disparavam continuamente para repelir o invasor naquelas que foram, este ano, as manobras aero-terrestres mais importantes das Forças Armadas da Coreia do Sul» («Seul exibe poder militar na fronteira com o Norte», Abel Coelho de Morais, Diário de Notícias, 24.12.2010, p. 24).
      Nem todos os dicionários registam o vocábulo (mas está no Dicionário Houaiss), e não era necessário para se saber que a grafia é aeroterrestre. Como aerotransportado.

[Post 4244]

6 comentários:

Anónimo disse...

Para alguns, hifenizar é um fetiche; para outros, um mistério insondável.

Anónimo disse...

Enquanto a coisa não se reduzir às tais quatro regras de que fala Bechara, tenho mais em que pensar do que no traço de (des)união. (Ridícula, haver tanta regras para tal inânia.)
- Montexto

Helder Guégués disse...

Pois é, cá estão os revisores para pensar nisso.

Jorge da Mata disse...

Montexto só se ocupa de questões magnas. E por isso, aí num dos comentários, escreveu «mal visto» quando devia (e deveria) ter escrito «malvisto».

Anónimo disse...

Exactamente, Helder. Adivinhou-me o pensamento. Eu nisto não discrepo muito de Voltaire: «le prote mettra la bonne orthographe» (também não poria as mão no lume pela desta citação).
- Mont.

Anónimo disse...

Também não discrepo do Sr. Jorge da Mata, e aproveito para avisar de que não se fiem de mim por aí além nesta matéria (assim como em nenhuma outra, claro é: cada um reúna os seus entes de razão, pense e conclua por si, mas não sem primeiro consultar os textos do cânone, espero eu).
- Mont.