19.12.10

Selecção vocabular

Uma faceta mais...


      «Nas cartas que serão licitadas em França revela-se uma faceta mais interior do implacável imperador, que dizia gostar de “mulheres com passado e homens com futuro”. “O meu marido não me ama, adora-me, creio que um dia ficará louco”, escreveu Josephine numa carta datada de 1796 e remetida a uma amiga próxima, Madame Tallien, poucos meses após o casamento com Napoleão» («Íntimo de Napoleão a nu nas cartas de Josephine», António Pedro Pereira, Diário de Notícias, 16.03.2010, p. 56).
      Há uma íntima relação entre interior e íntimo, mas não se confundem, pelo menos nos usos que se lhes dão. E até se podiam carrear para aqui mais alguns: interno, imo e, no limite, esotérico (que é um comparativo em grego e, etimologicamente, significa «mais íntimo»). Interior é relativo à parte de dentro; interno. É verdade que também o usamos referido à alma, ao espírito, mas não é o caso em apreço. Seria então íntimo, que tem origem ou que existe no âmago de uma pessoa; de que participam somente aqueles com que se tem estreita relação de amizade ou familiaridade.

[Post 4200]

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu teria escrito «estreita relação» em vez de «íntima relação» em «Há uma íntima relação entre interior e íntimo», para não repetir o vocábulo.