23.1.11

«Ex-números um»?

Noves fora


      «O nível de ténis exibido ontem na sua estreia no Open da Austrália foi bom, mas faltou qualquer coisa à ex-número um mundial para dar uma alegria aos inúmeros fãs que tem naquela região do globo» («Ex-números um expatriadas do Open», Pedro Keul, Público, 19.01.2011, p. 31).
      Um leitor é que me comunicou a estranheza, e fiquei a pensar. «Ex-números um»? Dizemos mesmo «números um»? Ou diremos antes «números uns»? Não pluralizamos os números?

[Post 4349]

4 comentários:

Anónimo disse...

«Os numerais cardinais» - os do caso em espécie - «que indicam uma certa quantidade de pessoas ou coisa) não têm plural (citar um cardinal no plural é fazer uma referência ao vocábulo e não à quantidade que ele representa [ex.: ‘os quatros’ significa ‘os números quatro’, entre vários números]). Excluem-se ‘milhão/milhões, bilião/biliões’. Nota: um/uns são formas do artigo indefinido» (D’Silvas Filho, «Prontuário», Texto ed., 3.ª ed., p. 166). Conclua-se.
- Montexto

Anónimo disse...

Sim. «Reuniu-se toda a família, e lá foram os cinco assistir ao concerto.»

R.A. disse...

- Meninos! Esta tarde vamos fazer várias provas. Em cada prova haverá classificações. Ao fim da tarde quero os números uns na sala A, os números dois na Sala B e os números três na sala C. Os quatros e os cincos podem ir embora.

Anónimo disse...

Bem concluído!
- Mont.