10.1.11

Léxico: «azul-ceroso»

Procuro sócio


      «A baga de cor azul-ceroso, aromática e medicinal, é conhecida pela sua riqueza em diversas vitaminas e tida como o fruto que contém mais antioxidantes, prevenindo os sinais de envelhecimento» («Mirtilo impulsiona ‘cluster’ português dos pequenos frutos», Júlio Almeida, Diário de Notícias, 10.01.2011, p. 32).
      Azul-ceroso. Um pouco estranho, mas está certo, porque ceroso (ou céreo) também é o que tem a cor da cera e não apenas, como nos ocorrerá mais rapidamente, o que é de cera, feito de cera. O pior é o «cluster». Francamente... «Quarenta mil euros a fundo perdido, mais ajudas em 50 % para encargos com compra de plantas, preparação de terrenos (mínimo de um hectare), sistemas de regas, máquinas ou mesmo abertura de poços»... Aceito sócio (mas só se jurar não dizer «mirtilho»).

[Post 4302]

1 comentário:

Anónimo disse...

«Cluster»!
Com que facilidade se cola ao bestunto da gentinha todo o exotismo, seja ele necessário ou inútil, facilmente ou dificilmente evitável!

Resista-se, nem que seja porque sim.
Mas parece-me que tudo isto não passa do que um bobo shakespeariano, num momento de lucidez, taxaria de «language's labour's lost».
- Montexto