25.1.11

Léxico: «dendrocronologia»

Pergunto


      «Os estudos de dendrocronologia (como se chama a ciência do estudo dos anéis de crescimento das árvores) têm permitido compreender melhor o clima do passado, e muitos arqueólogos começaram a relacionar as conclusões destes estudos com períodos históricos concretos, procurando nas fontes documentais provas ainda mais concretas dos efeitos do clima. Com água e nutrientes abundantes, os anéis das árvores tendem a crescer mais, o que não acontece nas fases secas ou frias» («Variações climáticas explicam fim de Roma», Diário de Notícias, 16.01.2011, p. 39).
      A dendrocronologia é a ciência, como se lê no artigo, ou a mera «determinação da idade que se baseia na contagem dos círculos dos troncos das árvores», como lemos, por exemplo, no Dicionário Houaiss?

[Post 4356]

3 comentários:

Anónimo disse...

A terminação da palavra dir-se-ia que inculca ciência ou disciplina...
Mas a mim chama-me a atenção a nova explicação para a queda de Roma! Que mais irão propor? Sugiro a alteração da regularidade com que os Romanos tomavam banho: passaram a perder demasiado tempo com a «toilette», e descuraram as fronteiras. É uma explicação como qualquer outra, e decerto não a mais obtusa e abstrusa de todas...
- Montexto

rui tavares disse...

a dendrocronologia é uma mera técnica; contudo, na faculdade aprendiamo-la como "ciência auxiliar da história", a par de coisas como a paleografia, a epigrafia, a diplomática e a sigilística. Todas, independentemente da terminação da palavra, eram "ciências auxiliares". Não estou certo, mas creio que o hábito vem do século XIX, provavelmente Michelet.

Anónimo disse...

Ciência auxiliar serve para o efeito.
~Mont.