20.1.11

Léxico: «desligamento»

Eu não disse?


      Já aqui referi uma vez a hesitação dos falantes no momento de usarem um substantivo em –mento. Na série de entrevistas e debates relacionados com as presidenciais conduzidos por Maria Flor Pedroso na Antena 1, hoje estavam em estúdio Nilton, Jacinto Lucas Pires e Miguel Tiago. Sobre a indiferença dos jovens em relação a estas eleições, Jacinto Lucas Pires, que é escritor, disse: «Eu acho que há uma... um desl... uma... Ia inventar uma palavra, um “desligamento” [risos], mas que é um pouco permanente, e que tem a ver com as pessoas não se sentirem parte da política.» Não inventaria nada, já existe. Afoitamente: desligamento.

[Post 4340]

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas ele não sabia porque: 1.º, não se pode saber tudo; 2.º, é «jovem» ou relativamente; 3.º, é escritor; enfim 4.º, e mais decisivo, escreve no que ainda se vai chamando língua portuguesa, embora o seja cada vez menos. E que um escritor português jovem desconheça uma palavra tão corriqueira como «desligamento» é perfeitamente consentâneo com as noções que escritores portugueses actuais de todas as idades revelam da sua língua.
- Montexto

Paulo Araujo disse...

Já está, afoitamente, há 175 anos, em Francisco Solano Constâncio; Novo diccionario critico e etymologico da lingua portugueza. Paris, 1836 -
(grafia original).

Anónimo disse...

Mas os escritores ainda não tiveram tempo de se inteirar. Escritor actual que se preze cura da ideia, não da palavra, salvo se esta vier em bife, caso em que dificilmente lhe escapará.
Mais: indo às do cabo, direi até que muito me admira que naquela hesitação o jovem não tivesse recorrido a um empréstimo em bife para suprir a falha de memória de voz tão peregrina como «desligamento»!
- Mont.