11.2.11

«Antigo sogro»

Mas é assim

      «O tribunal tinha estabelecido que as visitas de Cláudio Rio Mendes — o advogado que terá sido abatido pelo antigo sogro — à filha fossem feitas na presença de apenas um familiar do lado materno que inspirasse confiança à filha e, de preferência, que não tivesse relações conflituosas com ele, apurou o DN junto de fonte judicial» («Tribunal temia que visita a filha acabasse mal», Júlio Almeida, Diário de Notícias, 9.02.2011, p. 19).
      «Abatido» traz-me de imediato à mente reses e magarefes, mas é assim que os jornalistas escrevem. Agora o «antigo sogro» («engenheiro-agrónomo», como se lê na legenda de uma fotografia e seguindo a absurda grafia do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora). Júlio Almeida não sabe, é claro, mas a afinidade não cessa pela dissolução do casamento (art. 1585.º do Código Civil). Uma vez sogro, sogro toda a vida.

[Post 4424]

1 comentário:

Anónimo disse...

A afinidade não cessa pela dissolução do casamento por morte, como dispõe o artigo na redacção introduzida pela Lei n.º 61/2008, de 31 de Outubro, de modo que «a contrario», se o casamento se dissolver por divórcio, a afinidade cessa.
- Montexto