1.2.11

Verbo «haver»

Até os Cairotas entenderiam


      «Na sequência dos confrontos que começaram a 25 de Janeiro no Egipto e que já causaram mais de 125 mortos e milhares de feridos, o Governo português decidiu enviar um avião para retirar os cidadãos lusos do país e apelou ontem ao contacto destes. O primeiro voo parte hoje às 10h30 do Cairo com destino a Lisboa e irá transportar 70 portugueses. Contudo podem haver mais viagens, disse o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas» («Primeiro voo com cidadãos lusos abandona hoje o Cairo», Patrícia Susano Ferreira, Destak, 1.02.2011, p. 5).
      É aconselhável voltar, de vez em quando, a referir aqui estes erros, que conspurcam muitos jornais, revistas e mesmo, como já tivemos oportunidade de apontar mais de uma vez, livros. Até para não dar o sinal, errado, de que tudo está melhor. Pergunto-me o que há de tão complexo para que os jornalistas não percebam o que é a impessoalidade do verbo haver no sentido de existir.
      Quanto a «lusos» em vez de «portugueses», moda lançada e mantida pelos jornais gratuitos, é simplesmente execrável.

[Post 4381]

3 comentários:

Anónimo disse...

É assim que começam...
A seguir, surgindo sempre mais metástases, não há-de tardar aí um homem da glote, não só a explicar a coisa com sobejidão de termos científicos da última hora, mas até a justificá-la. E terminará por declarar que pessoalmente até nem gosta nem usa; mas, e os outros com isso?
Isto na melhor das hipóteses...
Haja Deus! (Por enquanto...)
- Montexto

Anónimo disse...

A jornalista usou a expressão que o que o Secretário de Estado usou.
Que não se desculpe com a fidelidade à fonte, esperemos.

Anónimo disse...

Fidelidade à fonte? Mais uma vez se confirma o dito do senador Rui Barbosa, já por duas trasladado para este blogue.
A jornalista desculpar-se? Ide lá pedir-lhe explicações: vós é que acabareis por perceber (aliás, «realizar», como ela vos actualizará) que estais errados e não acompanhais a evolução e modernidade. Ademais (ela dirá: «de resto»), o Sr. Secretário de Estado ia lá enganar-se? Afinal, quem é secretário de Estado (posto que insolúvel): vós ou o tal?
Há gente que nunca mais aprende...
- Mont.