3.3.11

Pronúncia

Lisboetês vulgar

      «Trauliteiros. Era a designação dada aos acompanhantes de Paiva Couceiro durante as incursões monárquicas no Norte no início da I República. De tal forma que ao período político entre 19 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 1919, presidido precisamente por Paiva Couceiro, e com sede no Porto, a chamada Monarquia do Norte, foi também apelidada de Traulitânia» (Mafalda Lopes da Costa, Lugares Comuns, Antena 1, 3.03.2011).
      E como pronunciou o numeral 13? Ora, /treuze/, pois claro, com ditongação do e. E quem fala assim muitas vezes também diz /númaro/. Apre.
      «Razão tinha o Afonso Lopes Vieira. Lisboa corrompe a linguagem. Mas, se há duas Lisboas, a culta e a ignara, deve-se a esta última a corrupção, nódoa que alastra pelo País fora, porque nós, os provincianos, só conhecemos a Lisboa inculta» (A Língua Portuguesa, João de Araújo Correia. Lisboa: Editorial Verbo, p. 101).

[Post 4514]

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito folgo eu de lembrar aqui mais uma vez o voto autorizadíssimo de José Leite de Vasconcelos, nas suas Lições de Filologia Portuguesa, que agora cito de memória: «A língua faz-se no Norte e vai-se desfazendo à medida que se aproxima do Sul.» Verdade como punho.
— Montexto

Anónimo disse...

Lembrais-vos do «empochar»? Pois acabo de ouvir, com estes dois que a terra há-de comer, ao notável Marques Mendes este primor que lhe saiu da boca ao explicar ao estimável público e povo a situação em que este jaz: «... o governo empocha no orçamento» já não me lembra o quê (TVI 24, 22 h 39 min).
Deuses imortais, que aconteceu a esta gente? Onde vive? Quem ouve? Com quem fala e conversa? Que lê? Onde tem a cabecinha? Tudo perguntas retóricas, obviamente.
— Mont.

Helder Guégués disse...

Mais exactamente: «Num primeiro momento, parece muito simpático, o Governo empoche no Orçamento uma pipa de massa, para usar uma linguagem popular.» Não é só o empoche, a frase não está lá muito escorreita.

Bic Laranja disse...

E há os que dizem númbaro, que são muitos e andaram na escola da cambra.
Cumpts.

Venâncio disse...

E em que periúdo andaram lá esses mediúcres?

Bic Laranja disse...

Só posso falar por mim...
Em tom mais sério, cuido que os casos com que aqui brincamos sejam explicadas pelo ramo da Linguística que as estuda.
Cumpts.

Bic Laranja disse...

Os... "que os estuda", digo.
Cumpts.

Anónimo disse...

Pode ter a certeza: a linguística explica tudo — o que sabe e o que não sabe. Pelo fruto se conhece a árvore: esta produziu a TLEBS. Nunca melhor
recomendação!
— Montexto

Bic Laranja disse...

Calhando tem razão...
Pensava na Fonética por causa daqueles padrões de desvio na articulação de câm[a]ra > cambra e núm[e]ro > númbaro.
Cumpts.