7.4.11

Acometer/cometer

Livra!

      Uma das perguntas da entrevista era esta: «Que competências lhe estão acometidas na empresa x? Como chegou aí?» Cometer e acometer, devemos começar por dizer, são parcialmente sinónimos. Parcialmente, atenção. Entre os sentidos vários do verbo cometer (fazer, praticar, perpetrar; acometer, atacar; afrontar; tentar, empreender, intentar), encontramos o de confiar, entregar, encarregar, aqui empregado. Acometer é assaltar, atacar, investir; empreender; invadir moralmente. Um exemplo na obra de Rui Barbosa: «Nunca até então se cometera a um professor de línguas, profano em coisas jurídicas, a redacção de um código civil» (Réplica, n.º 2).


[Post 4666]


2 comentários:

Bic Laranja disse...

Desde o fim do analfabetismo e a instituição da iliteracia, muito mais erudita, qualquer um hoje é alevantado por escriba.
Cumpts.

Anónimo disse...

Acometido foi o entrevistador do nosso velho conhecido confusionismo.
Esta gentinha fala e escreve o seu idioma de outiva e por aproximação: ressoam-lhes lá dentro na cabecinha uns ecos vagos e remotos da coisa, e eles — zás! — empregam-na tal qual lhes acode ao primeiro esforço das memórias, sem verificação ou contraste algum. Praticam a self-reliance, de que falava Emerson.
— Montexto