9.5.11

Léxico: «palangreiro»

No mar

      Como decerto saberão (ou pelo menos Miguel Esteves Cardoso e Rui Tavares saberão), a Comissão Europeia remeteu para aprovação no Parlamento Europeu o novo protocolo assinado ao abrigo do Acordo de Parceria de Pesca (FPA) entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde, que deverá ser votado esta semana. Este acordo autoriza a pesca de navios europeus, entre eles portugueses, em águas territoriais cabo-verdianas: 28 atuneiros cercadores, 35 palangreiros de superfície e 11 atuneiros com cana. Quanto aos primeiros e aos últimos, creio que não há dúvidas — mas o que é um «palangreiro» e de onde veio o termo? Os dicionários gerais da língua portuguesa não o registam. A suspeita de que era vocábulo espanhol levou-me a consultar o DRAE: cá está: palangrero é o barco de pesca com palangre, que é o cordel comprido e grosso de que pendem de espaço a espaço uns cordéis mais finos com anzóis nas extremidades. O étimo do espanhol é o vocábulo catalão palangre: «Ormeig que consisteix essencialment en una corda llarga, anomenada mare, de la qual pengen unes altres cordes més primes, anomenades braçols, cadascuna de les quals va proveïda d'un ham al seu extrem lliure

[Post 4764]

5 comentários:

Paulo Araujo disse...

É a pesca de corrico.

Bic Laranja disse...

O Dicionário Prático Ilustrado, Lello, 1976 dá

PALANGRE, s.m. Aparelho de pesca, variedade de espinel.

ESPINEL[1], s.m. Pesc. Aparelho de pesca que consta de uma linha comprida que tem, de espaço a espaço, presa outra mais curta, com anzol.

Não dá a origem.

Paulo Araujo disse...

O Houaiss2001 não tem palangre, mas tem
"espinel s.m. (1567 DGóisM IV 140) psc artefato para pesca de fundo composto de uma linha forte e comprida com várias linhas curtas presas a ela, a intervalos regulares, cada uma com um anzol na ponta; espinhel, páter-nóster ¤ etim prov. do fr.ant. ou provç. espinel; cf. fr.ant. espinel 'lugar cheio de espinhos'; cp. espinhel, que Nascentes considera alt. de espinel com influência de espinha; segundo Corominas, o artefato de pesca é assim chamado por causa dos muitos anzóis de que está rodeado; ver espin(i/o)-; f.hist. 1567 spinella, 1813 espinel."
A pesca com espinel é chamada pesca de corrico, no Brasil; em Açores, diz o Houaiss, é corrica.

francisco disse...

A definição mais exacta é a apresentada pelo Bic Laranja.
Espinel não tem nada a ver com Corrico, que é uma pesca móvel. Palangre ou Espinel é um aparelho fundeado com pesos, e sinalizado com bóias. Desenrolando um destes aparelhos, em terra, verificaríamos assemelhar-se a uma gigantesca espinha. Digo eu, que pesquei muitas vezes ao polvo, com um destes aparelhos.

Anónimo disse...

Com efeito, diz aqui a minha 8.ª do dicionário da Porto Ed., «pesca de corrica, pesca à linha, indo o pescador num barco em movimento».
Faz-me lembrar a caça a corricão, que aliás vem logo a seguir, como «corricar, deslocar brandamente os dispositivos de pesca» («dispositivos» não me soa por aí além; eu diria «aparelhos», «aprestos»... Tratando-se da caça, a Aquilino não lhe escapariam os «chismes». Enfim.).
— Montexto