2.5.11

Sobre «savana»

Em maus lençóis

      E José Rodrigues dos Santos disse, no mesmo Telejornal, que o corpo de Bin Laden foi «despejado ao mar». É um grande escritor, conhecedor, como se vê, dos clássicos, que usaram a expressão despejar o inimigo para significar ir dando cabo deles. E também podia ter dito simplesmente que os Americanos se despejaram, o que significa desembaraçar-se de alguma coisa que estorva, incomoda. Mas isto agora não interessa.
      Para lá de Badajoz, os mais prudentes dão como incerta a etimologia do vocábulo «savana». Nós recebemo-lo do espanhol, sim, mas onde o foi buscar esta língua? Talvez, aventam alguns, a uma língua das Caraíbas. Há algo mais a dizer sobre «savana». Até falantes do espanhol confundem sabana, a nossa «savana», com sábana, o nosso «lençol» (proveniente do latim, e que no português antigo também se usava), pelo que não é muito surpreendente que Cândido de Figueiredo, no seu dicionário, tenha caído neste erro: «Assim se escreve e se lê geralmente, mas a pronúncia exacta é sávana.» E, em coerência com o aviso, dá-o como proveniente do espanhol sábana, «lençol». Mas isto foi no século XIX. Não afirmou Sá Nogueira que o Novo Dicionário, o melhor até então, era fraco nas etimologias?

 [Post 4740]

5 comentários:

Anónimo disse...

Deixo-lhe aqui as etimologias de J.P. Machado: «Savana, s. do taino de Haiti, vj. Friederici, s.v.; Carominas, houve certamente intermédio castelhano. Em 1873, D.V.»
De «sábana» não cura.
Vou-me deitar, que etimologias engalham o sono.
- Montexto

Bic Laranja disse...

O «caudex» é um grande escritor. Corroboro... Já distinguirá ele alvo de grisalho? E da itinerãncia de corte na Idade Média, ouviu ele falar?...
Mas isto agora não interessa, pois bem.
Cumpts.

Venâncio disse...

O romancista JRS é um grande efabulador, tanto é certo. Um gajo perde o fôlego a lê-lo. Merece os tostões que ganha.

Mas é um prosador molengão, surrado, pré-fabricado, atando lugares-comuns a lugares-comuns. Por aí, não se lhe peça muito.

Anónimo disse...

José Rodrigues dos Santos? Lá me ia esquecendo...
«Quando o quarto e último filho do casal Branco nasceu, a coisa mais invulgar que a todos chamou a atenção foi que o bebé ostentava um pénis enorme.»
«Está quase...»
A primeira pessoa a ser honrada com o privilégio de contemplar semelhante prodígio foi Beatriz, uma rapariga do campo [...]» (O Anjo Branco, Gradiva, p. 15).

*

Dizei-me cá se este não é um começo do car...valho?
— Montexto

Bic Laranja disse...

«...honrada com o privilégio de contemplar semelhante prodígio...»
O «caudex» bem sabe de tamanhas «honras» e «prodígios», vejo...