17.2.06

Pronúncia: «Estremoz»

Os algozes da língua


      É sempre irritante ouvir profissionais dos meios de comunicação propinarem às audiências silabadas e outros erros de igual jaez. (Viu bem: o «jaez» é por causa da natureza asinina…) Hoje de manhã, num noticiário da Antena 1, lá saiu o malfadado «Estremóz». Eu bem lhes gostaria de dizer que «Estremoz» se pronuncia com o o fechado, à semelhança de «algoz». Sabendo-os bons entendedores, até diria apenas que se pronuncia como «algoz». Está bem: estou a brincar. A verdade é que o «algoz» é aqui sempre a vítima. Querem tudo a rimar com Figueira da Foz, está visto.


4 comentários:

Pedro Bingre do Amaral disse...

Por estes e tantos outros equívocos deste género, não faria sentido que o acento circunflexo fosse mais utilizado na ortografia portuguesa? Quantos lusófonos, inclusivamente desde o berço, não se equivocam com frequência em casos assim? O mesmo se poderia dizer a propósito do uso do trema.

Helder Guégués disse...

Talvez, mas a tendência da língua é a contrária.

Rodrigo Ramos disse...

Na verdade,
muito embora o «ô» fechado de Estremoz seja o mais habitual, não existe nenhum erro em pronunciar a palavra com «ó» aberto. Isto porque o nosso sistema linguístico não tem uma regra formada para a pronúncia de vocábulos terminados em -oz.
Toma-se como correcta a pronúncia de Estremoz com «ô» fechado, mas dizemos Badajoz com «ó» aberto. E «Albatróz» soa mal se for pronunciado «albatrôz»...

Pode soar-nos estranho, mas não podemos afirmar que os falantes estão foneticamente errados.

Pedro Bingre do Amaral disse...

Quanto a Badajoz, talvez devêssemos recuperar a antiga toponímia portuguesa: Badalhouce…