4.5.06

Etimologia: aleivosia

Toma lá

A palavra «aleivosia», tão da predilecção de escritores oitocentistas, provém do árabe hispânico al’áyb, e este do árabe clássico áyb, que significa «defeito, pecha ou nota de infâmia». Vou socorrer-me de Eça de Queirós, na magnífica carta a Camilo Castelo Branco (que nunca lhe chegou a enviar), para explicar melhor o seu significado:

«Aleivosia é um termo formidável e sombrio que, se me não engana o vetusto e único dicionário que me ampara nesta dura labutação do estilo, significa — “maldade cometida traiçoeiramente com mostras de amizade, insídia, perfídia, maquinação contra a vida e reputação de alguém, etc.” Tudo isto é pavoroso. Mas eu suponho que, sob essas vagas palavras de implicação e aleivosia, V. Ex.ª quer muito simplesmente queixar-se de que eu e os meus amigos o não consideramos um escritor tão ilustre, com um tão alto lugar nas letras portuguesas como o costumam considerar os amigos de V. Ex.ª Ora aqui V. Ex.ª se ilude singularmente.»

5 comentários:

Anónimo disse...

Aleivosia é parecido com perfídia?

Enéias Ramos Corrêa disse...

Gostei da explicação.
Foi bastante.
Obrigado.

Anónimo disse...

Boa definição, principalmente a do Eça de Queiroz. Lamentavelmente, o país está cheio de aleivosos que dizem as maiores aleivosias e permanecem impunes. Muito obrigado pelo esclarecimento.

Vinnie Pitangui disse...

Obrigado. Machado de Assis usa essa palavra direto e foi muito bom ler sua explicação.

Vinnie Pitangui disse...

Obrigado. Machado de Assis usa essa palavra direto e foi muito bom ler sua explicação.