25.5.06

Verbo haver

Cães e gatos


      Várias vozes lamentam que tenha sido o 24 Horas a adquirir os direitos de publicação da tira cómica Mutts, de Patrick McDonnell, considerada uma das melhores da actualidade. Apesar de também eu lamentar, decerto que não é pelos mesmos motivos. Recentemente, podia ler-se num dos quadradinhos: «Embora tenham havido suspeitas de abuso de esteróides.»
      Já aqui dei conta por duas vezes dos erros ortográficos no Calvin & Hobbes, publicado no Público (1). A minha argumentação é a mesma de sempre: tendo em conta que as tiras poderão ser o único motivo de interesse num jornal para as crianças até certa idade (2), que péssimo serviço estes jornais estão a prestar.
      O verbo haver é impessoal quando exprime existência e vem acompanhado dos auxiliares ir, dever, poder, etc.: «Embora tenha havido suspeitas de abuso de esteróides.»


(1) Na edição de 4.5.2006, podia ler-se na tira do Calvin & Hobbes: «Posso ver o filme “A Jovem Raínha Assassina” na TV?»

(2) Na Inglaterra surgiu, no início deste mês, um semanário, o First News, com 24 páginas, para crianças dos 9 aos 12 anos. Custa uma libra e a tiragem é de 300 mil exemplares.

Sem comentários: