20.12.06

Uso da vírgula


A escolinha da JSD

Seja publicidade ou propaganda, estamos sempre a encontrar cartazes com erros de português. É ou não é triste que distribuam as tarefas pelas pessoas erradas? Só devia escrever, pelo menos para o público, quem sabe escrever. Os outros, a maioria, podiam limitar-se a colar os cartazes ou a fazer a cola de farinha.
Os advérbios sim e não são seguidos de vírgula quando começam uma oração e se referem à oração anterior. Assim, deveriam ter escrito: «Geração recibo verde? Não, obrigado!»
Chegará o autor da frase a ministro da Educação? Um dia talvez saibamos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Há uma falta de rigor que se vai instalando,uma cultura do "não faz mal". Como escritores,literatura, escola, dicionários e obras semelhantes já não são a autoridade em termos de norma, esta flutua ao sabor dos dislates dos media, dos mediáticos e da disposição dos falantes. Talvez a TLEBS resolva o problema? ;-)
Vim para lhe desejar Boas Festas. E que 2007 nos reconcilie com a esperança.

Helder Guégués disse...

Olá, Soledade
Sim, resta-nos e mantém-nos a esperança. Um 2007 pleno de felicidades também para si.

Anónimo disse...

Na campanha contra o aborto há um cartaz que diz qualquer coisa como "usar dinheiro dos impostos para pagar um aborto? Não obrigada".
Noutra versão: "fazer aborto sabendo que já bate um coração? Não obrigada".
(Estou a citar de memória, mas o sentido é este.)
De facto, parece que a resposta é "obrigada não faço, mas faço-o voluntariamente".

Helder Guégués disse...

Caro Ricardo
As subtilezas da pontuação, e em especial da virgulação, ainda não são hóspedes permanentes nos cérebros de todos os nossos concidadãos. Obrigado pelo seu contributo.
Um abraço,
Helder Guégués

Anónimo disse...

Ouvi dizer que não é correto escrever como você escreveu "Seja publicidade ou propaganda", já que os pares são "seja, seja", "ou, ou".
Minha observação está correta?

Helder Guégués disse...

Não, não está correcta. A própria Academia Brasileira de Letras afirma que «ambas as formas estão corretas, depende da escolha de quem escreve».