23.3.07

Termos técnicos da edição

Dos livros

Entende-se por depósito legal o depósito obrigatório de um ou vários exemplares de toda e qualquer publicação, feito numa instituição pública para tal designada. Em Portugal, esse serviço é administrado pela Biblioteca Nacional. É justamente do site da BN que respigo o seguinte vocabulário relativo à edição, que reputo de alguma utilidade.


Edição corrente — Publicação, em formato normalizado, de uma obra destinada ao mercado geral. Edição normal. Edição ordinária.

Edição especial — Diz-se da edição de uma obra clássica ou das obras de um autor clássico reimpressa com outro formato, compreendendo por vezes uma introdução, notas, apêndices, ilustrações e apresentando com frequência um novo título; diz-se de uma edição que se distingue da edição vulgar, quer pela qualidade do papel e da encadernação quer pela adição de ilustrações. Edição extra; número extra ou aumentado de uma publicação periódica ou outra dedicada a determinado assunto, cidade país, região ou editada aquando de um aniversário, Natal ou número especial; edição extraordinária.

Edição de luxo — Tipo de edição que se caracteriza pela riqueza dos materiais e trabalho apurado em que cada exemplar constitui o belo livro levado ao máximo de perfeição, trata-se, em geral, de uma edição limitada com exemplares numerados.

Monografia — Publicação contendo texto e/ou ilustrações apresentados em suporte destinados à leitura visual, completa num único volume de conteúdo unitário ou a ser completada num número determinado de volumes. Publicação monográfica.

Monografia em vários volumes — Monografia com um número de volumes limitado.

Nova edição — Edição feita de novo. Reedição; uma nova edição supõe que o conteúdo da obra se apresenta modificado numa proporção de cinquenta por cento relativamente à primeira edição.

Nova impressão — Impressão feita de novo. Reimpressão.

Publicação periódica — Publicação colectiva com o título legalizado, que é editada a intervalos regulares, durante um determinado período de tempo, cujos fascículos se encadeiam cronologicamente uns nos outros, para que no fim de um ano constituam um ou vários volumes, que tomam a sua ordem numa série contínua. Caracterizam a publicação periódica os factos de possuir um título, ser editada regularmente sob a forma de fascículos com artigos regra geral de autores diferentes e a circunstância de teoricamente não ter um fim.

Publicação em série — Publicação impressa ou não, editada em fascículos ou volumes sucessivos, ordenados geralmente numérica ou cronologicamente, com duração não limitada à partida e independentemente da sua periodicidade; as publicações em série incluem os periódicos (revistas, jornais, boletins, anuários), as séries das actas e relatórios de instituições e congressos, bem como as colecções de monografias. É uma obra formada por parte ou volumes publicados sucessivamente com um título comum e com a intenção de ser continuada indefinidamente, mas não necessariamente a intervalos regulares. Publicação seriada.

Reimpressão — Acto ou efeito de reimprimir. Nova tiragem; reprodução de obra impressa, que não apresenta ou traz alterações de conteúdo ou de apresentação, além das correcções tipográficas feitas sobre o texto da impressão anterior; conjunto de exemplares; conjunto dos exemplares impressos de uma só vez.

Tiragem — Transferência para o suporte da forma registada na matriz; número de exemplares de uma edição que saem da tipografia de uma só vez ou que são impressos de uma só vez; uma mesma edição pode comportar várias tiragens ou impressões; […] hoje em dia tira-se geralmente a primeira edição em 1000 exemplares; as tiragens subsequentes são indicadas como 2.º, 3.º, 4.º, etc., milhar...

Tiragem especial — Parte de uma tiragem normal, executada em bom papel, com numeração especial, muitas vezes com a assinatura autógrafa do autor e na qual consta o número total de exemplares dessa tiragem.

Tiragem limitada — Edição de reduzido número de exemplares aos quais se atribuem números consecutivos, impressos e encadernados mais luxuosamente que a edição corrente.

Sem comentários: