7.12.07

Léxico contrastivo: «caveirão»

Imagem: http://www.diariodeumpm.net/

Percebe-se porquê

«Depois do fracasso da operação de quarta-feira na Vila Cruzeiro, na Penha, onde quatro carros blindados quebraram e frustraram o planejamento dos 650 policiais que foram ao morro, a Secretaria de Segurança informou que, até fevereiro, mais oito caveirões chegarão à cidade. Ao todo, o Rio contará com uma frota de 19 blindados, sendo que os novos modelos podem vir do exterior. No dia 19, o Estado lançará a licitação para adquirir os oito caveirões. Já demonstraram interesse empresas do Iraque, Rússia, França, África do Sul e Brasil» («Rio terá oito novos caveirões», Felipe Sáles, Jornal do Brasil, 7.12.2007, p. A15). É um termo da gíria do Rio de Janeiro. Como se depreende da notícia, é o nome dado aos veículos blindados da polícia.

2 comentários:

Anónimo disse...

O caveirão é um carro blindado adaptado para ser um veículo militar, utilizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; a denominação se refere ao emblema da unidade (uma caveira empalada numa espada, sobre duas pistolas douradas), destacado nas laterais do veículo.
Uma das canções atribuída ao BOPE é “O BOPE vai de pegar”, cuja letra é encontrada em
http://letras.terra.com.br/tropa-de-elite/1098146/o-bope-vai-te-pegar-print.html
A propósito, na operação realizada em 04/12/2007, no Morro do Adeus, subúrbio do Rio de Janeiro, somente um caveirão enguiçou, enquanto que outros três chegaram para dar apoio, para resgatar a equipe.

Anónimo disse...

Correção de meu comentário de 07/12/2007

A canção atribuída ao BOPE é
"O BOPE vai te pegar".