22.3.08

Glossário: golfe

Buracos



      Recentemente, saiu na revista Notícias Sábado um artigo («O puto maravilha», Tiago Salazar, NS, 15.03.2008, pp. 78-82) sobre o golfe com um pequeno glossário final. Embora tenha poucos termos, e nem sequer os mais conhecidos, tem a vantagem de estar mais bem escrito do que a generalidade dos glossários semelhantes que se encontram na Internet.

«Birdie — Quando o jogador termina um buraco com menos uma pancada do que o par respectivo (exemplo: jogador faz 3 pancadas num par 4).
Bunker — Obstáculo também conhecido por poço de areia.
Caddie — O carregador dos tacos e muitas vezes conselheiro do jogador em momentos cruciais.
Fairway — Zona de relva cortada entre o tee e o green e que é considerada zona jogável.
Green — Onde está o buraco e a bandeirola que o distingue à distância. A relva do green é mais aparada do que a restante e é nele(s) que se decidem as partidas de golfe.
Par — Número predeterminado de pancadas em que o jogador deve alcançar um buraco.
Pró — Profissional de golfe.
Putt — O taco que se utiliza no green e que tem zero graus de inclinação. Segundo as regras, cada jogador pode levar até 14 tacos no saco. Cada taco tem um loft ou grau de inclinação que varia, em média, entre os 0 graus do putt e os 60 graus do sand wedge (o taco usado particularmente no bunker ou nas pancadas de aproximação).
Swing — Movimento.
Tee — Pode ser o adereço onde se coloca a bola para a primeira pancada em cada um dos 18 buracos ou o torrão de relva onde começa cada buraco.»