29.3.08

Ortografia: «peras»

Imagem: http://www.teachartathome.com/

Ora peras!

«A pêra, uma fruta singela que pertence à família Pyrus, está no auge de sua safra, conferindo à casca uma textura firme sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Além de conter vitaminas A e C e todas do complexo B, é uma das frutas mais ricas em sais minerais e ideal para regimes, pelo baixo valor calórico. […] O filé mignon com balsâmico guarnecido de risoto de pêras e aspargos (R$ 39,50) vai entrar na próxima semana no cardápio de outono do Doce Delícia, como um dos hits. […] Tanto que na Itália há um ditado que diz: “Não diga ao fazendeiro como é gostoso queijo com pêras” — cita Massimo Torresan» («Em alta na estação, as pêras invadem o menu», Pat Zinger, Jornal do Brasil, 29.3.2008, p. R6).
Nisto são iguais, os jornalistas portugueses e os brasileiros: atropelam levianamente a língua. Com a pressa, esquecem as regras. Cá como lá, o plural do vocábulo «pêra» não tem acento — peras. Para que havia de ter, não me sabem dizer? Em «pêra» é um acento diferencial ou distintivo. Absolutamente desnecessário, é verdade, pois a palavra com que se podia confundir é a preposição pera, que já não se usa, é um arcaísmo (excepto para o jornalista Pedro Bicudo, mas duplamente mal, pois não apenas não se usa como nunca foi pronunciada com e fechado, mas mudo ou aberto). Logo, como as preposições não têm plural, «peras» não precisa de acento. Absolutamente desnecessário, dizia eu, e volto a dizê-lo, desta vez em relação ao substantivo «pólo», pois que a preposição «polo» é também arcaica. Incongruências que a reforma ortográfica de 1971 podia ter eliminado.
O Acordo Ortográfico de 1990 estabelece na Base IX (Da acentuação gráfica das palavras paroxítonas), art. 9.º: «Prescinde-se, quer do acento agudo, quer do circunflexo, para distinguir palavras paroxítonas que, tendo respectivamente vogal tónica/tônica aberta ou fechada, são homógrafas de palavras proclíticas. Assim, deixam de se distinguir pelo acento gráfico: para (á), flexão de parar, e para, preposição; pela(s) (é), substantivo e flexão de pelar, e pela(s), combinação de per e la(s); pelo (é), flexão de pelar, pelo(s) (é), substantivo ou combinação de per e lo(s); polo(s) (ó), substantivo, e polo(s), combinação antiga e popular de por e lo(s); etc.»