1.4.08

Iliteracia


Mancha da indignação

No Aspirina B, de onde a tirei, a imagem (que já tinha visto na televisão) tem a seguinte legenda: «Na foto, professor mostra conhecer bem a História de França». Talvez. Mas também mostra, e mais inequivocamente, que não sabe escrever. Como hão-de, pois, os alunos escrever correctamente se os próprios professores o não sabem fazer? Não será que isto também merecia ir parar ao You Tube?
Até o professor mais mal preparado devia saber que não se acentua o ditongo tónico iu precedido de vogal que ocorre na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de certos verbos: atraiu, caiu, contribuiu, distraiu, distribuiu, influiu, instruiu, redarguiu, ruiu, saiu, etc.
A regra mais geral, na formulação do Acordo Ortográfico de 1945, que rege a actual ortografia, consigna: «Dispensa-se o acento agudo nas vogais tónicas i e u de palavras paroxítonas, quando elas são precedidas de ditongo; nos ditongos tónicos iu e ui, quando precedidos de vogal; e na vogal tónica u, quando, numa palavra paroxítona, está precedida de i e seguida de s e outra consoante. Exemplos dos três casos: baiuca, bocaiuva, cauila, tauismo; atraiu, influiu, pauis; semiusto.
Quando as vogais tónicas i e u estão precedidas de ditongo, mas pertencem a palavras oxítonas e são finais ou seguidas de s, levam acento agudo: Piauí, teiú, tuiuiú; teiús, tuiuiús» (Base XVI).»

Sem comentários: